Sobre a Pesquisa

A TRAJETÓRIAS FDC DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Há mais de 20 anos, o Núcleo de Estratégia e Negócios internacionais vem explorando de forma aprofundada temas relacionados ao processo de internacionalização das empresas. A Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras traz reflexões sobre o movimento internacional de empresas brasileiras de variados portes, setores e níveis de internacionalização, explorando suas estratégias internacionais, os resultados alcançados e as tendências de expansão.

Os principais objetivos do estudo são:

Expandir a compreensão do processo de internacionalização e conhecer aspectos particulares das estratégias das empresas brasileiras no exterior;

Traçar tendências de internacionalização das empresas brasileiras;

Avaliar o potencial de criação de valor internacional das empresas brasileiras e identificar oportunidades de avanço para maior competitividade.

A pesquisa Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras é composta por quatro pilares:

O conhecimento gerado pelo estudo é disponibilizado para as empresas, empresários, executivos, instituições governamentais e a comunidade acadêmica no Brasil e no exterior, como forma de incentivar e fortalecer a competitividade global das empresas brasileiras.

Do Brasil para o mundo

Veja os dados sobre internacionalização publicados nos últimos anos
Escolha o ano:

Evolução e Tendências

Conheça as tendências para os próximos anos
Escolha o ano:

Edições do Ranking

Clique nas capas das edições para acessá-las.
  • 2020-2021
  • Edição Especial
  • 2018
  • 2017
  • 2016
  • 2015
  • 2014
  • 2013
  • 2012
  • 2011
  • 2010
  • 2009
  • 2008
  • 2007
  • 2006