Participam da pesquisa Trajetórias FDC de Internacionalização de Empresas Brasileiras, empresas com controle de capital e gestão majoritariamente brasileiros e com atuação internacional por meio de pelo menos uma das modalidades abaixo:
- Escritórios de vendas
- Centros de distribuição
- Montagem
- Manufatura
- Prestação de serviço
- Agências bancárias/serviços financeiros
- Pesquisa e desenvolvimento
- Franquias
Empresas em estágios iniciais de internacionalização que apenas exportam ou atuam no exterior somente por meio de representantes comerciais podem responder os indicadores do Diagnóstico de Criação de Valor Internacional como forma de avaliar as oportunidades de avanço em suas estratégias internacionais.
Quais os benefícios?
Destacam-se alguns benefícios percebidos pelas empresas participantes da pesquisa:
- Ganhos de imagem e valor da marca pela exposição na mídia.
- Geração de conhecimento relevante com relação à internacionalização de empresas brasileiras.
- Avaliação do desempenho da empresa no processo de internacionalização (benchmarking).
- Maior exposição institucional no meio acadêmico.
- Aumento do interesse de investidores e potenciais parceiros no Brasil e no exterior.