A TRAJETÓRIAS FDC DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Há mais de 20 anos, o Núcleo de Estratégia e Negócios internacionais vem explorando de forma aprofundada temas relacionados ao processo de internacionalização das empresas. A Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras traz reflexões sobre o movimento internacional de empresas brasileiras de variados portes, setores e níveis de internacionalização, explorando suas estratégias internacionais, os resultados alcançados e as tendências de expansão.
Os principais objetivos do estudo são:
Expandir a compreensão do processo de internacionalização e conhecer aspectos particulares das estratégias das empresas brasileiras no exterior;
Traçar tendências de internacionalização das empresas brasileiras;
Avaliar o potencial de criação de valor internacional das empresas brasileiras e identificar oportunidades de avanço para maior competitividade.
A pesquisa Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras é composta por quatro pilares:
O conhecimento gerado pelo estudo é disponibilizado para as empresas, empresários, executivos, instituições governamentais e a comunidade acadêmica no Brasil e no exterior, como forma de incentivar e fortalecer a competitividade global das empresas brasileiras.