Evento presencial de divulgação dos resultados da 16ª edição da pesquisa reúne especialistas, executivos e imprensa
No dia 12 se setembro de 2023 foi realizado na Fundação Dom Cabral -Campus São Paulo o evento presencial de divulgação dos resultados da 16ª edição da pesquisa Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras. A manhã do evento contou com uma programação diversa, com a presença de convidados e empresas de diversos perfis e muita troca de conhecimento.
A primeira seção do evento iniciou-se com a apresentação da nova metodologia de avaliação do nível de internacionalização das empresas brasileiras baseada no Modelo de Criação de Valor Internacional da FDC pelas professoras Lívia Barakat e Flávia Alvim. O modelo é composto por seis dimensões que propõem uma visão mais aprofundada sobre a complexidade envolvida em um processo de internacionalização para além dos parâmetros tradicionais (como receitas, número de unidades, ativos, entre outros).
Ainda, foi realizado a premiação das empresas que conquistaram o primeiro lugar em mais de dez categorias de premiação. Agora, o ranking conta com uma categoria geral e com outras seis referente as dimensões do modelo anteriormente mencionado, além também da sua subcategorização por nichos temáticos (por porte, startups, liderada por mulheres e franquias).
Em seguida houve um momento para integração e networking das empresas participantes e demais convidados onde houveram muita troca de experiências, contatos e aconselhamentos entre o público.
A segunda seção do evento iniciou-se com um painel sobre os atuais desafios a internacionalização, o qual contou com a participação de especialistas sobre o tema: Viviane Barreto (Gerente de Internacionalização da FDC), Carlos Braga (Professor Associado da FDC), Igor Celeste (Gerente de Inteligência de Mercado da Apex Brasil), Ursula Aleixo (CEO da Fastdezine, 4 prêmios) e Marcelo Ciasca (CEO Brasil da Stefanini, 4 prêmios). Após as apresentações foi aberto um momento para perguntas e respostas do público.
Ao final, o evento encerrou com duas falas de fechamento, a primeira, realizada pela Clarissa Furtado (Gerente de Competitividade da Apex Brasil), apresentou as formas de apoio à internacionalização pela Apex Brasil patrocinadora da edição 2023 da pesquisa. A segunda e última fala foi feita pela coordenadora da pesquisa Lívia Barakat sobre a importância das empresas investirem não só no processo, mas também em seu aprendizado sobre internacionalização, por conseguinte a importância de se manterem consistentes na participação nas próximas edições da pesquisa e eventos correlacionados. Além disso, a professora agradeceu a contribuição das empresas nesta edição e pelo comparecimento ao evento presencial.